ALIMENTAÇÃO
Alimentação saudável desde o Berçário
O Berçário tem cozinha própria e de autogestão com equipe interna de funcionários, para o acompanhamento intensivo e diário do preparo ao consumo dos alimentos.
No Berçario o estímulo à alimentação saudável acontece em todas as faixas etárias, com início na educação infantil e se mantém até o ensino fundamental. Para realizar esse trabalho, a escola possui uma cozinha própria, com uma equipe de profissionais internos, uma nutricionista e uma pedagoga nutricional.
A nutricionista, Lyanna Barreira conta que para cada idade o seu cardápio é preparado individualmente. “A introdução dos alimentos dos bebês é bastante cuidadosa. No cardápio não estão presentes alimentos como farinha de trigo (glúten), leite e derivados, açúcar entre outros, diminuindo assim a chance de aparecimento de possíveis intolerâncias ou alergias futuras. A introdução de novos sabores é lenta, para que qualquer dificuldade individual de cada bebê possa ser facilmente identificada”, comentou.
Para as demais faixas etárias até o fundamental, o cardápio é balanceado, variado e convidativo para que os alunos experimentem novas e deliciosas receitas. A nutricionista lembra que é importante conhecer muito bom o perfil de cada aluno, respeitando a diversidade cultural da escola. “Além de garantirmos a segurança dos alimentos preparados, nos certificamos de que as crianças estão realmente consumindo os nutrientes que elas precisam para o seu pleno desenvolvimento”, destacou.
Outro ponto bastante positivo, é que as professoras da escola consomem o mesmo lanche junto com as crianças, servindo como um ótimo exemplo, reforçando as boas práticas e estimulando o consumo correto das refeições.
Do preparo ao consumo dos alimentos, o acompanhamento é minucioso e constante.
O diferencial do colégio é contar com especialistas em educação alimentar que fazem o acompanhamento minucioso do que é consumido pelos alunos, seja nos lanches ou durante os almoços ou jantar. Tanto a nutricionista quanto a pedagoga nutricional trabalham integradas, em conjunto com as cozinheiras, para orientar e ajudar no preparo do que é servido diariamente às crianças.
As receitas são elaboradas de acordo com a sazonalidade das frutas, verduras e legumes. Estes são cuidadosamente selecionados pela própria diretora da escola, o qual não abre mão de escolher e comprar pessoalmente, podendo decidir pela melhor opção do dia, sempre itens frescos. Este cuidado assegura que as crianças sejam servidas com alimentos de matéria-prima da melhor qualidade.
Os sucos e vitaminas são naturais e preparados na hora. Não adicionamos açúcar, pois os mesmos já contêm o açúcar da própria fruta, exceto na limonada. No entanto, a quantidade permitida é estabelecida e controlada pela própria nutricionista. Dentre as receitas preferidas das crianças estão: a paqueca caseira integral, torta de legumes, pão de queijo caseiro, entre outras. Já para o bebês (crianças com até 2 anos) é servido um cardápio especial, combinando alimentos específicos para esta faixa etária. Todo o trabalho tem como foco priorizar a promoção da saúde através da alimentação saudável.
Grande diferencial é sem dúvida a educação nutricional
Frequentemente, os alunos recebem visitas da nutricionista e da pedagoga nutricional em sala de aula com propostas bem interessantes sobre educação nutricional como, por exemplo, a importância de cada grupo alimentar em relação à formação do nosso corpo. Neste caso, a parte prática da aula é a montagem de um prato ideal com porções e a inclusão de todos os grupos alimentares. Assim, as crianças têm consciência sobre o papel dos alimentos para uma vida saudável.
Na escola, também há uma psicóloga responsável por desenvolver diversos projetos durante o ano letivo, beneficiando as crianças com mais informações que combinam os aspectos psicológico e nutricional, uma vez que ambos sempre caminham juntos. Dentre esses projetos estão o de retirada de fraldas, chupetas e mamadeiras; a Feira de Sabores e Delícias; e o projeto Educando com Limites.
As crianças que apresentam algum tipo de resistência ou dificuldade para se alimentar, recebem atenção especial e participam de trabalhos em grupo, na sala de aula. Também são realizadas atividades extras personalizadas, de acordo com o perfil da sala. “Toda criança deveria ter acesso às informações corretas sobre o que é uma alimentação saudável, para que ela possa construir o seu conhecimento crítico e adotar suas escolhas agora e no futuro”, disse Tia Janad.
Estimulando a ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL todos os dias!
• Oferecemos somente sucos naturais;
• Servimos frutas frescas diariamente;
• Utilizamos tempero natural, feito com ervas frescas e desidratadas, e consequentemente atuamos na redução do sal.
• Monitoramos a quantidade dos alimentos consumidos, conforme a faixa etária;
• Desenvolvemos frequentemente novas e deliciosas receitas, com ingredientes saudáveis;
• A escola tem uma cozinha própria e de autogestão com equipe interna de funcionários, que faz o acompanhamento intensivo e diário do preparo ao consumo dos alimentos;
• Os alunos têm aulas de culinária e nutrição na Cozinha Lúdica da escola, com atividades que ensinam e divertem!
Lyanna Barreira Nunes
Nutricionista (CRN/TO 3907)